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Volkswagen “manipulou” o software de 11 milhões de carros

22 de Setembro de 2015 às 20:52

Volkswagen “manipulou” o software de 11 milhões de carros

22 de Setembro de 2015 às 20:52
Software Volkswagen

É o escândalo do momento. O grupo alemão Volkswagen reconheceu ter manipulado os dados de emissão de gases poluentes dos seus automóveis nos Estados Unidos. Um dia depois, a queda das ações do grupo mantém-se e, um pouco por todo o mundo, pedem-se responsabilidades, exigem-se explicações e prepara-se um controlo mais apertado. Mais do que uma marca, são os próprios testes que podem estar em causa.


Um pouco por todo o globo, vão se multiplicando as reacções. A Coreia do Sul já convocou os representantes do grupo automóvel e Paris já defendeu ser necessário abrir um inquérito a nível europeu, pretensão apoiada pelos grupos automóveis gauleses. 
O ministro do Estado da Baixa Saxónia, entidade que detém 20 por cento do grupo Volkswagen, já assegurou que os responsáveis serão despedidos.
A Comissão Europeia já anunciou que também irá investigar a situação. A organização não-governamental International Council on Clean Transportation, citado por Le Monde, admite que também no continente europeu o grupo alemão tenha recorrido a este mecanismo.
A organização ambiental Deutsche Umwelthilfe vai ainda mais longe e admite, ao diário francês, que a possibilidade de falsificar estes dados na Europa é ainda maior, uma vez que “os construtores sabem que não há testes posteriores”.

Como era feita a falsificação?
Nos Estados Unidos, o construtor usava um software que era instalado no veículo. O aparelho conseguia perceber quando é que o automóvel estava a ser alvo de testes antipoluição de forma a falsificar os resultados. 
As autoridades norte-americanas referem que mais de 500 mil automóveis, sob as marcas Audi e Volkswagen, vêm com este software. Os Estados Unidos vão investigar outras marcas para perceber se estas também usam mecanismos semelhantes.

O construtor já admitiu, depois de realizado um inquérito interno, que este mecanismo foi instalado em 11 milhões de automóveis em todo o mundo, tendo sido incluído em todos os carros com motor a gasóleo do tipo EA189. 
Conhecido o problema, a Volkswagen fez também saber que irá colocar no orçamento do terceiro trimestre uma almofada de 6,5 mil milhões de euros para cobrir eventuais custos relacionados com o escândalo. A mera divulgação deste número fez as ações da empresa cair, momentaneamente, mais de 20 por cento.
Consequências para Portugal
O escândalo afecta, por enquanto, o grupo automóvel Volkswagen, primeiro construtor automóvel europeu e que opera sob marcas como a própria Volkswagen, mas também a Audi, a Porsche e a Skoda. Uma marca com forte presença em Portugal, através da Autoeuropa de Palmela.
Para além de colocar em causa a credibilidade de uma das maiores construtoras de automóveis a nível mundial, as quebras assinaláveis em bolsa vão prejudicar a produção e vendas da Volkswagen em todo o mundo e claro também em Portugal.
A Autoeuropa é responsável por 3600 postos de trabalho diretos, aos quais se somam muitos outros em empresas fornecedoras e que operam na área de Palmela.
A produção desta fábrica representa quase um por cento Produto Interno Bruto português e mais de três por cento das exportações portuguesas.
Source: RTP e Agência Reuters